O outono é uma estação que exige cuidados com a saúde, devido às grandes variações de temperatura e umidade do ar, que aumentam os riscos de doenças respiratórias, especialmente em crianças e idosos.

Por isso é importante redobrar os cuidados com a sua família nesse período. Separamos algumas atitudes preventivas que podem ajudar nesses casos:

1. Evite mudanças bruscas de temperatura

Lembre-se de carregar sempre um casaco, para evitar sair de um lugar quente para outro mais frio.

2. Mantenha-se hidratado

Nesta época é comum que o ar fique mais seco, por isso é importante manter a hidratação do corpo. Além de beber água, o consumo de frutas como melancia, laranja e maçã também ajudam na hidratação. Vale a pena também cuidar da hidratação da pele (especialmente do rosto e das mãos), usando cremes hidratantes, para evitar rachaduras e irritações.

3. Evite aglomerações

Evite ficar muito tempo em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, o que pode aumentar a incidência de algumas doenças transmitidas pelo ar, como gripes.

4. Mantenha o ambiente arejado

Deixe janelas e portas abertas para facilitar a circulação do ar. Higienize e troque com frequência as roupas de cama, mesa e banho, e reforce a limpeza da casa para evitar o acúmulo de poeira, ácaros, fungos, bactérias e outros micro-organismos que possam desencadear doenças e alergias.

5. Lave as mãos e o nariz

O hábito de lavar as mãos deve ser reforçado, especialmente nesta época do ano. Você pode complementar a higienização com álcool gel. O mesmo vale para lavar o nariz. O ideal é lavar o nariz com soro fisiológico, para limpar as secreções, manter as narinas umidificadas e, consequentemente,  diminuir as crises alérgicas.

O outono vai de 20 de março até 21 de junho. Com atitudes preventivas no dia a dia, uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, é possível aproveitar o melhor que a estação pode oferecer e manter a sua saúde – e a da sua família – em dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *