Com o avanço do outono, o ar vai se tornando cada vez mais seco e as temperaturas caem ainda mais, aumentando também os problemas respiratórios além de causarem irritação na garganta e provocarem aquela incômoda tosse seca. 

A tosse pode ser causada por diversos fatores: desde o uso excessivo da voz, contato com fumaça de cigarro, poluição, frio e baixa umidade do ar, contato com pólen, pêlo de animais, poeira, mofo, e até ser sintoma de doenças como gripes e resfriados, bronquite e sinusite, entre outros. 

Mas você pode optar por soluções naturais e caseiras para minimizar as tosses e aliviar a irritação na garganta:

  1. Mantenha a hidratação em dia: nos dias mais frios é comum nos esquecermos de beber água, entretanto, é essencial manter este hábito em dia.
  2. Faça gargarejos de 2 a 3x ao dia: esta é uma daquelas orientações que você já deve ter recebido da sua avó, mas vale a pena lembrar. Ferva 2 xícaras de água com 2 colheres de sopa de sal comum, espere a solução ficar morna e faça gargarejos (sempre cuspindo a solução). 
  3. Tome um banho quente antes de dormir: de preferência, em temperatura mais alta que o normal (mas que seja suportável). O vapor irá ajudar a desobstruir as vias respiratórias, aliviando também as crises de tosses e ajudando você a dormir melhor. 
  4. Consuma alimentos ricos em vitamina C: ricos em antioxidantes, alimentos como laranja, limão, morango, mamão e pimentão amarelo também ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Mas lembre-se que manter uma alimentação equilibrada é essencial para prevenção da saúde e do seu bem-estar! 
  5. Evite: mudanças drásticas de temperatura, como sair de um ambiente quente para um frio, bem como ingerir alimentos ou bebidas geladas.
  6. Xaropes fitoterápicos: feitos a partir de plantas e ervas medicinais como o guaco, são coadjuvantes no tratamento da tosse e ajudam a aliviar a irritação da garganta. 

Porém, é muito importante observar a intensidade e duração da tosse. A tosse aguda pode durar até três semanas, já a crônica pode se prolongar por mais de oito semanas e podem estar associadas a problemas mais sérios.

Caso a tosse persista por muitos dias, recomenda-se consultar o médico, pois a tosse pode ser sintoma de de outras doenças. Cuide bem da sua saúde e da saúde da sua família!